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19/8/2006
Compartilhar Conhecimentos, Ser Humilde, Autodidata - Qualidades para o sucesso de um técnico de Suporte - Parte 3/4
A chave para efetivamente assumir um cargo de suporte técnico deve sempre envolver atitudes e aptidões do que simplesmente um grande conhecimento técnico em alguma área da Tecnologia.
Esse artigo é a continuação do artigo Doze Qualidades para o sucesso de um técnico de Suporte ...:



7.  
Boa vontade em compartilhar o conhecimento com os colegas, superiores e usuários finais.
Um aspecto específico da habilidade do técnico de suporte é a boa vontade em compartilhar conhecimentos.

Alguns
empregados tentam se ater a segurança de emprego através da possessão de um dado conhecimento único.

Isto não é bem visto no mercado, pois as empresas enxergam que isto criará uma vulnerabilidade e tendem a eliminar empregados com esse tipo de visão.

A boa vontade em compartilhar conhecimentos é uma parte essencial para se tornar um membro de um time. Muitos técnicos trabalham sob grande pressão, com pouco tempo para pesquisa ou treinamento, e na maioria das vezes dependem dos outros membros para o avanço de seus próprios conhecimentos.

Em adição a compartilhar conhecimentos, os técnicos também tem que ter a boa vontade em educar seus usuários.

Treinar os usuários permite um uso mais eficaz dos programas e equipamentos, de forma que eles possam registrar os problemas de uma forma mais clara, e com isso reduzindo os tempos de paradas e aumentar a velocidade de resolução de problemas.


8. 
Ter uma atitude humilde sobre as limitações  de seu próprio conhecimento.

Os técnicos devem reconhecer que nem sempre é possível saber sobre um determinado assunto — e a chave é saber onde buscar a informação e os recursos e estar apto a pedir ajuda quando necessário.

Eles devem estar preparados para ler manuais e buscar correções com os demais. Uma certa humildade é necessária para abrir um manual, pedir ajuda a um colega, ou simplesmente apertar um [F1].



9. Ter a habilidade em aprender a partir da própria experiencia e de treinamentos formais ou informais.
Após anos de escola e de treinamento técnico, é muito fácil para os técnicos relaxarem em sua vontade em aprender, visto que agora eles estão empregados em suas profissões escolhidas e que portanto tem todos os conhecimentos necessários para executar suas funções.

Isto pode ser verdade em alguns ambientes, mas se o técnico quiser assumir novas responsabilidades, eles sempre deverão ter em mente que seus conhecimentos serão sempre obsoletos e/ou com uso limitado para algumas situações apenas.

A rápida mudança é uma característica da tecnologia da Informação, e aqueles que querem permanecer produtivos dentro da indústria devem buscar novos conhecimentos, seja através de treinamentos formais ou simplesmente lendo, participando de forums e fazendo perguntas aos seus colegas de equipe.


Jose Claudio Claudelino
Diretor de Tecnologia
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